A partir do dia 18 de agosto de 2025, a Avenida Primeiro de Maio, uma das principais vias de ligação da região sul de Brusque, será totalmente interditada para a continuidade das obras de macrodrenagem. A interdição terá duração estimada de seis meses e deve provocar alterações significativas na rotina de motoristas e moradores.
A obra, que já vinha sendo realizada de forma subterrânea com a instalação de túneis do tipo liner, atinge agora a fase mais complexa: a escavação à céu aberto para a implantação de grandes galerias de concreto com medidas de 2×2 metros. Esse trecho vai desde as imediações da empresa Dokassa até a curva conhecida como Vanca, pouco antes da Sociedade Beneficente.
Impacto direto no trânsito
Com a interdição completa da via, o tráfego será totalmente bloqueado, exigindo mudanças nas rotas de veículos e afetando diretamente o deslocamento em diversos bairros: Águas Claras, Zantão, Santa Luzia, Cedrinho, Ponta Russa e Azambuja. A Rua Azambuja, inclusive, deve ser uma das principais alternativas para absorver parte do fluxo desviado.
A obra vai alterar profundamente o fluxo da região, principalmente na área da Figueira do Archer, ponto estratégico de convergência de veículos que agora exigirá reorganização imediata para evitar colapsos.
Mudanças no trânsito e novas rotas
Para minimizar os impactos, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) anunciou um conjunto de alterações no sistema viário da região:
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A Rua Gustavo Richard, que atualmente funciona em sentido único, volta a operar no sistema de mão inglesa (fluxo invertido) para evitar a passagem pela Figueira.
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A Avenida Getúlio Vargas passa a ter tráfego em mão única com três faixas de circulação no sentido Centro, facilitando a fluidez do trânsito nos horários de pico.
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A Rua Azambuja será reforçada como principal rota alternativa, servindo como eixo de escoamento para os veículos que antes utilizavam a Primeiro de Maio.
Essas mudanças têm o objetivo de reduzir de cinco para três os principais pontos de conflito viário na área da interdição, otimizando o deslocamento e garantindo mais segurança aos motoristas.
Planejamento e participação das entidades
As medidas foram debatidas e apresentadas em reunião com o Conselho das Entidades Para uma Brusque Melhor, que reúne representantes da sociedade civil, empresários, gestores públicos e membros do governo municipal. O encontro contou com a presença do vice-prefeito, do secretário de Trânsito, técnicos de planejamento urbano e diretores de obras.
A proposta é que a comunidade seja informada com antecedência sobre as mudanças e que novas reuniões mensais sejam realizadas para acompanhar o andamento da obra, ouvir demandas da população e propor ajustes sempre que necessário.
Orientações aos motoristas
A prefeitura recomenda que motoristas redobrem a atenção durante os primeiros dias de interdição e sigam com rigor as sinalizações e rotas alternativas disponibilizadas. Agentes de trânsito estarão posicionados em pontos estratégicos para orientar o fluxo e garantir a segurança.
Além disso, motoristas que puderem devem considerar rotas secundárias ou, se possível, alterar os horários de deslocamento para evitar os períodos de maior congestionamento.
Obra estratégica e necessária
A obra de macrodrenagem é considerada uma das mais importantes da atual gestão, tendo como objetivo resolver problemas históricos de alagamentos na região sul de Brusque. Ao final dos trabalhos, o sistema será capaz de escoar com eficiência volumes de água que antes causavam transtornos em períodos de chuva intensa.
O investimento, além de melhorar a infraestrutura, também prepara a cidade para o futuro, com vias mais seguras e maior capacidade de drenagem urbana.