Em menos de uma hora, Brusque registra quase um terço da chuva prevista para fevereiro!

fev
18
2026
Clima

por: bqmilgrau

A forte chuva registrada na tarde e noite desta terça-feira (17) voltou a causar transtornos em Brusque. Em menos de uma hora, o município acumulou 62,6 milímetros de precipitação no bairro Dom Joaquim, volume equivalente a 32,7% da média prevista para todo o mês de fevereiro.

O temporal provocou alagamentos, queda de árvores, deslizamento de terra, rompimento de tubulação e mobilizou equipes da Defesa Civil ao longo do dia.

Bairros mais afetados

Diversas regiões da cidade registraram ocorrências, principalmente:

  • Dom Joaquim

  • Cedro Alto

  • Cedrinho

  • Primeiro de Maio

  • São Pedro

  • Guarani

A maior concentração de chuva foi registrada no Dom Joaquim, onde também houve deslizamento de terra e queda de muro. No bairro São Pedro e no Centro II foram registradas quedas de árvores. Já no bairro Souza Cruz houve rompimento de tubulação e risco de queda de árvores também em áreas como Azambuja e Cedro Grande.

Ruas como Avenida Dom Joaquim, Rua Alberto Klabunde e Rua Luiz Morelli ficaram temporariamente alagadas, dificultando o trânsito.

Carro cai no rio durante o temporal

Durante a chuva intensa, um carro acabou caindo no Rio Itajaí-Mirim. O motorista conseguiu sair do veículo a tempo e nadou até a margem, escapando ileso. Apesar do susto, não houve registro de feridos.

O caso chamou a atenção de moradores que acompanharam a movimentação no local.

Atendimentos da Defesa Civil

Até a publicação do boletim das 19h30, foram contabilizados 12 chamados relacionados principalmente a alagamentos em vias urbanas. Apesar dos transtornos, não houve registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas.

A chuva foi causada pela atuação de um sistema de baixa pressão associado ao calor e à alta umidade, o que resultou em grande volume de água em curto período de tempo. Nas últimas seis horas, o acumulado chegou a 63,4 milímetros.

Situação do rio

Mesmo com o alto volume de precipitação, o nível do Rio Itajaí-Mirim permanece dentro da normalidade, sem risco imediato de transbordamento. Em cidades vizinhas da região, os volumes registrados foram menores no mesmo período.

A orientação das autoridades é para que moradores evitem transitar por áreas alagadas e redobrem a atenção em períodos de chuva intensa.

Videos no Instagram Oficial da Página:

Abaixo, imagens exclusivas registradas durante o temporal

As fotos enviadas por moradores mostram a intensidade da chuva e os pontos mais atingidos da cidade, com vias alagadas e água avançando sobre calçadas e residências.

Galeria


Compartilhe:


Deixe seu comentário


Obrigatório