Monumento aéreo de Brusque passará por revitalização completa!

jul
14
2025
Geral

por: bqmilgrau

Projeto será viabilizado por meio do Programa de Adoção de Espaço Público e entregue até a primeira quinzena de agosto

A cidade de Brusque oficializou nesta segunda-feira (14) a restauração completa do avião North American T6-D, da Força Aérea Brasileira (FAB), localizado no Parque Leopoldo Moritz, conhecido como Parque da Caixa d’Água. O contrato que autoriza o início dos trabalhos foi assinado no Gabinete do Prefeito e prevê a entrega da revitalização ainda na primeira quinzena de agosto.

A iniciativa é viabilizada por meio do Programa de Adoção de Espaço Público, regulamentado pela Lei Municipal nº 3.353/2010, e conta com recursos da iniciativa privada. O projeto foi idealizado por Sandro Rocha e Gerson Klaina, organizadores do tradicional evento Anjo da Guarda Fest, voltado à valorização das forças de segurança.

Intervenções e investimento

O contrato foi estabelecido com a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) e prevê uma série de melhorias, desde o isolamento da área para segurança dos trabalhos até a pintura completa da aeronave, respeitando o padrão original da FAB.

Além da revitalização estética, a restauração incluirá:

  • Instalação das insígnias e nomenclaturas oficiais da Força Aérea

  • Colocação de placas de latão com o histórico do T6-D

  • Registro dos nomes dos colaboradores e logomarcas dos patrocinadores

O investimento total ultrapassa R$ 24 mil, sendo distribuído entre diagnóstico técnico, aquisição de materiais, mão de obra especializada e logística.

Patrimônio histórico

Fabricado em 1935, o North American T6-D, também conhecido como “Texan”, foi utilizado mundialmente para o treinamento de pilotos. No Brasil, teve papel crucial na formação de aviadores da FAB, especialmente entre as décadas de 1940 e 1970. O exemplar que está em Brusque chegou à cidade no dia 15 de abril de 1969, tornando-se um dos monumentos mais emblemáticos do município.

Participação da comunidade e valorização cultural

Para o diretor de Planejamento Urbano, André Bozio, a iniciativa representa um importante avanço na conservação de bens públicos.

“Esse programa é bem importante. A gente reforça a participação da iniciativa privada em procurar a Secretaria de Planejamento Urbano para apresentar propostas de intervenção em locais públicos. Juntos, podemos preservar e adequar os espaços urbanos, melhorando a qualidade dos nossos ambientes de convivência”, destacou.

Já a empresa responsável pela execução das obras reforça que o projeto vai além da estética:

“Trata-se de valorizar o patrimônio histórico, fortalecer a identidade cultural de Brusque e proporcionar à comunidade um monumento digno da sua importância. É um trabalho que une memória, educação e desenvolvimento local”, informou em nota.

Entrega em agosto

As obras devem ter início ainda nesta semana e a previsão é que o avião restaurado seja entregue até a primeira quinzena de agosto, mês em que também ocorre o Anjo da Guarda Fest, evento que motivou a mobilização dos idealizadores do projeto.

A restauração do avião da FAB reforça o compromisso da cidade com a preservação da memória e o incentivo à participação social na manutenção dos espaços públicos.

Galeria


Compartilhe:


Deixe seu comentário


Obrigatório