Após um longo período fechado, o Parque Leopoldo Moritz, um dos principais espaços públicos de lazer e contato com a natureza em Brusque, será reaberto ao público em junho com uma série de melhorias e uma nova proposta de gestão. A revitalização marca também a retomada de uma importante opção de turismo e convivência na cidade.
A reestruturação do parque é resultado de um contrato de concessão assinado em 1º de abril de 2025, como parte de uma iniciativa da Secretaria de Parcerias, Concessões e Convênios (SPCC) da Prefeitura de Brusque. A nova responsável pela administração do espaço é a Cooperativa Cervejeira Sul Brasil (Cocersul), que assumiu o compromisso de revitalizar e modernizar o parque, mantendo o acesso gratuito à população, conforme prevê o contrato.
Melhorias já realizadas e em andamento
Entre as principais obras de melhoria, destacam-se:
-
Reforma completa da ponte de madeira, que agora oferece mais segurança e durabilidade para quem transita pelo local;
-
Transformação da antiga lanchonete em uma moderna área de conveniência, com equipamentos como chopeiras para atender a futura área gastronômica;
-
Melhorias nos banheiros públicos, com renovação dos acabamentos, revestimentos e sistemas hidráulicos;
-
Alargamento dos passeios ao redor das lagoas, promovendo mais acessibilidade e conforto aos visitantes;
-
Substituição e modernização da iluminação, aumentando a segurança e criando uma ambientação mais agradável, inclusive no período noturno.
Além dessas, novas intervenções estão previstas ao longo do ano e também em 2026, como explicou o presidente da Cocersul, Cícero Klas:
“Com certeza a gente vai fazer esse parque ser um diferencial para Brusque, talvez não de imediato na abertura, mas no decorrer do ano e em 2026. Daí a gente tem uma modificação um pouco mais ampla dentro do nosso plano.”
Segundo ele, a proposta é tornar o parque mais aberto e iluminado, garantindo maior amplitude visual e sensação de segurança aos frequentadores:
“Nós pretendemos que o parque tenha um visual mais aberto, com entrada de mais luz e que ele dê uma amplitude maior para quem frequentar o parque, para os visitantes enxergarem todo o parque em qualquer direção que olharem.”
Parceria público-privada e valorização do espaço
A concessão do Parque Leopoldo Moritz é parte da política da Prefeitura de Brusque para fortalecer parcerias com a iniciativa privada, com o objetivo de aprimorar a gestão dos espaços públicos, gerar economia para os cofres públicos e impulsionar o turismo e a economia local.
Para o diretor-geral de Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, João Tusset, a reestruturação do parque preserva seu valor simbólico para os moradores e representa uma evolução no modelo de administração dos bens públicos:
“O Parque Leopoldo Moritz é um símbolo afetivo para muitos brusquenses, e sua reestruturação representa um avanço importante na estratégia do município de buscar soluções inovadoras para a gestão de espaços públicos.”
O secretário da SPCC, José Henrique Nascimento, destaca o início de uma nova fase para Brusque:
“É o início de um novo ciclo da cidade de Brusque, de parcerias de sucesso entre poder público e iniciativa privada. Quem ganha é a nossa população.”
Turismo, lazer e pertencimento
A reabertura do Parque Leopoldo Moritz também representa a retomada de uma importante opção de turismo urbano e lazer para a população brusquense e visitantes. A proposta é que o parque se torne um espaço moderno, acessível e atrativo, não apenas para atividades ao ar livre, mas também para eventos, encontros e experiências gastronômicas.
Com entrada gratuita garantida, o parque seguirá sendo um patrimônio público — agora mais preparado para acolher todos os que buscam um ambiente de convivência, bem-estar e natureza em pleno coração da cidade.