A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta nesta semana para a possibilidade de chuvas intensas e contínuas entre quarta (9) e sexta-feira (11) em Brusque e cidades vizinhas. A previsão indica que todas as regiões do estado estarão sob observação durante esse período, com expectativa de volumes acumulados significativos.
De acordo com o alerta divulgado, o início da semana ainda deve registrar apenas chuvas isoladas, mas a partir de quarta-feira, as instabilidades tendem a se intensificar, atingindo todas as regiões catarinenses. A previsão é de que a persistência das precipitações traga um alto risco para alagamentos, inundações e deslizamentos em pontos vulneráveis, além de possibilidades de temporais localizados.
A Defesa Civil ressalta que o aumento na umidade do ar ocorre devido a intensificação da circulação marítima, que colabora para o transporte de umidade em direção ao estado. Esse fenômeno se somará à presença de uma região de baixa pressão atmosférica no Paraguai, que avança sobre Santa Catarina e potencializa as condições para chuvas fortes.
Confira o alerta oficial:
“Depois de um final de semana de tempo estável e predomínio de sol, a próxima semana será marcada pela instabilidade no tempo em toda SC e pela ocorrência de chuva frequente e por vezes intensa, resultando em volumes acumulados significativos.
A semana começa com condições para chuvas isoladas, mas é a partir da quarta-feira (09) que as instabilidades ganham bastante força. Neste dia, ocorre a intensificação da chuva em todas as regiões, podendo se estender até sexta-feira (11). A persistência da chuva deve trazer volumes significativos de precipitação, provocando risco alto a muito alto para alagamentos, inundações e deslizamentos. Ainda, podem ocorrer temporais e chuva intensa, trazendo risco para enxurradas, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, entre outros transtornos.”
Recomendações da Defesa Civil
Diante da possibilidade de eventos climáticos adversos, a Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção e a adotar medidas de segurança. Entre as recomendações estão:
- Evitar transitar por áreas alagadas e estradas próximas a rios.
- Monitorar sinais de movimentação de terra em encostas e morros.
- Desconectar aparelhos elétricos em caso de temporais.
- Manter-se informado por meio dos canais oficiais da Defesa Civil.
A Defesa Civil de Santa Catarina reforça que continuará monitorando a evolução das condições meteorológicas e emitirá novos boletins caso haja necessidade. Para mais informações, acompanhe as atualizações nos canais oficiais e mantenha-se em segurança durante este período.